quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Questões ESAF

QUESTÕES da ESAF
Olá, assíduos deste nosso querido BLOG!Sintam-se à vontade...Espero que nossas explicações sejam úteis.Vamos agora a mais análises?Quaisquer dúvidas, enviem emails.À prova!

ANALISTA DE FINANÇAS E CONTROLE – ESAF/20081. Assinale a opção em que o trecho do Valor Econômico (15/01/2008 – com adaptações) apresenta erro gramatical.
a) Várias lições foram aprendidas com o apagão de 2001 e não há dúvida de que a situação em que o País se encontra para prevenir e enfrentar a eventual repetição de cortes forçados de energia são muito melhores que as de sete anos atrás.

b) Há pelo menos dois anos o abastecimento de gás natural deixou de ser confiável, e não será pela proximidade de escassez de energia que o problema mudará de natureza.

c) A questão da necessidade de medidas de economia de energia, sejam elas quais forem ― inclusive a que deveria ser item permanente de todos os governos, todos os anos: a racionalização do uso ―, passou a ser encarada pelo governo como um desafio.

d) O modelo energético atual privilegiou a garantia de fornecimento da energia e a modicidade tarifária para novos empreendimentos. Tem pontos fortes e fracos, como todos os modelos. Ele é estatista e centralizador, sem que, por isso, esteja condenado à ineficiência.

e) Ao contrário, a previsibilidade de todo o sistema é hoje maior, embora isto tampouco seja uma garantia de que as necessidades do futuro serão atendidas por medidas adequadas no presente.

Se o planejamento for seguido à risca, a situação da oferta do gás tem condições de melhorar em 2008.

COMENTÁRIOSQuanto a erros gramaticais, temos que ter, inevitavelmente, alguns conhecimentos acerca de CONCORDÂNCIA, REGÊNCIA, CRASE e PONTUAÇÃO.

Se alguém indagasse: professor, dentre esses quatro assuntos, qual você acha que é mais comum? Responderia: CONCORDÂNCIA (verbo-nominal).

ITEM A:
Várias lições foram aprendidas com o apagão de 2001 e não há dúvida de que a situação em que o País se encontra para prevenir e enfrentar a eventual repetição de cortes forçados de energia são muito melhores que as de sete anos atrás.
Aqui temos um erro de CONCORDÂNCIA, sim senhor, e de Coesão....a situação em que o País se encontra para prevenir e enfrentar a eventual repetição de cortes forçados de energia são muito melhores...Ora, temos o verbo SER, no caso, flexionado “SÃO”.

Logo, “O QUE SÃO MELHORES...?”RESPOSTA: “SITUAÇÃO...” (núcleo do sujeito)

OUTRO ERRO:...a situação em que o País se encontra para prevenir... é muit melhor que as de sete anos atrás...A palavra destacada é um pronome que retoma que nome?

RESPOSTA: "situação"Logo, deveria estar no SINGULAR.CORREÇÃO:...a SITUAÇÃO em que o País se encontra para prevenir...

É muito MELHOR que A (pronome retomando "situação") de sete anos atrás...

2. O texto abaixo é adaptado de O Estado de S. Paulo, 12/01/2008. Assinale o trecho que apresenta erro gramatical.

a) Embora tenham registrado o expressivo crescimento de 49,2% em 2007, as vendas de máquinas agrícolas, no total de 38,3 mil unidades, ainda ficaram abaixo do recorde registrado em 2004, de cerca de 43 mil unidades.

b) A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que reúne também os fabricantes de máquinas agrícolas, acredita que, na próxima safra, a atividade no campo se manterá intensa, com aumento da área plantada e da produção de grãos.

c) Prevê que, neste ano, as vendas crescerão cerca de 15% em relação às de 2007, resultado muito bom. As novas estimativas do governo para a próxima safra justificam a previsão dos fabricantes.

d) Se ela se confirmar, as vendas do setor alcançarão, e provavelmente superaram, os níveis de 2002 e 2004, o período de melhor desempenho do setor em toda a história, e ao qual se seguiu uma abrupta queda, parcialmente revertida no ano passado.

e) Os fabricantes de máquinas agrícolas confessam-se surpreendidos com os resultados de 2007. Esperavam o crescimento das vendas, mas como disse o vice-presidente da Anfavea para a área de máquinas agrícolas, Milton Rego, “o que surpreendeu foi o vigor da recuperação”.

COMENTÁRIOSMais uma vez, na mesma prova, a ESAF cobrou atenção do candidato no que diz respeito a diversos conhecimentos gramaticais.

ITEM D

Se ela se confirmar, as vendas do setor alcançarão, e provavelmente superaram, os níveis de 2002 e 2004, o período de melhor desempenho do setor em toda a história, e ao qual se seguiu uma abrupta queda, parcialmente revertida no ano passado.

1º ERRO: CONCORDÂNCIATemos aí o verbo CONFIRMAR. Se pensarmos sempre que toda análise em português se inicia com VERBO e SUJEITO, podemos sim ter melhores desempenhos nos concursos.
Logo, houve um erro referente à CONCORDÂNCIA VERBAL, na primeira instância.
“O que vai se CONFIRMAR?”RESPOSTA: ela. Certo...mas “ela” QUEM?! Ora, esse pronome se refere à palavra VENDAS. Então a concordância correta é:Se ELAS não se CONFIRMAREM, AS VENDAS...

2º ERRO: EMPREGO DA VÍRGULA...as vendas do setor alcançarão, e provavelmente superaram, os níveis de 2002 e 2004...As vírgulas empregadas nesse segmento são injustificadas.
A primeira separa um verdadeiro processo de coordenação entre o verbo ALCANÇARÃO e “SUPERARAM”. E a segunda separa o verbo “SUPERARAM” de seu COMPLEMENTO (os níveis...).
CORREÇÃO:...as vendas do setor alcançarão e provavelmente superaram os níveis de 2002 e 2004...

3º ERRO: FLEXÃO VERBALA flexão do verbo SUPERAR está incorreta no contexto.
Se com o verbo ALCANÇAR temos a forma no FUTURO, sendo assim teremos também o SUPERAR nesse mesmo tempo.CORREÇÃO:...as vendas do setor ALCANÇARÃO e provavelmente SUPERARÃO os níveis de 2002 e 2004...

3. As opções trazem propostas de continuidade ao trecho abaixo, diferentemente redigidas. Assinale a que contém erro de regência e/ou de concordância.Como ninguém quer falar em aumento de impostos, todos se aferram à expressão mágica: reforma tributária. O tema evoca um país moderno, com distribuição mais justa dos valores arrecadados. (Krieger, Gustavo. “Agenda necessária e agenda possível”, Correio Braziliense, 7/1/2008, p. 4)

a) Bonito na retórica. Quando o assunto chega à mesa de discussões, o clima muda. O governo federal não quer dividir seu caixa. Estados e Municípios sempre querem mais dinheiro.

b) É bonito até chegar à mesa de discussões. Aí ninguém quer perder. Ao contrário: todos lutam para aumentar sua fatia do bolo.

c) Tudo vai bem até o assunto chegar à mesa de discussões. União, Estados e Municípios se digladiam para não perderem nenhuma partezinha do que arrecadam. O que querem mesmo é ganhar mais.

d) Todos concordam até se sentarem na mesa de discussões, quando se inicia os mais acalorados debates. Ninguém quer perder. Estados e Municípios buscam aumentar seu quinhão na nova divisão do dinheiro arrecadado.

e) Falar em reforma tributária é bonito. O xis da questão é botá-la no papel, quando os interesses da União, Estados e Municípios se chocam na busca de uma fatia maior do bolo para cada um.

COMENTÁRIOSNessa questão agora, o enunciado é bem evidente quanto à cobrança do conteúdo:erros relativos ou à CONCORDÂNCIA ou à REGÊNCIA.ITEM DTodos concordam até se sentarem na mesa de discussões, quando se inicia os mais acalorados debates.

1º ERRO: REGÊNCIA VERBALO verbo SENTAR exige tanto a preposição EM quanto A.
Isso, porém, resulta em diferença semântica, isto é, sentidos distintos.
A oscilação entre uma e outra preposição referente a um mesmo verbo não é exclusividade do lexema em questão.Temos, por exemplo, o verbo IR, que pode ser construído tanto com a preposição A como PARA, entretanto com mudanças de significado.

Exemplo:1. Vamos a Curitiba. (a idéia da preposição sugere “momentaneidade”).

2. Vamos para Curitiba (já aqui a idéia incide em “estabilidade”).No caso do verbo SENTAR, temos as possíveis construções com as devidas sugestões:1. Sentamos à mesa. (estar próximo, adjacente)

2. Sentamos na mesa. (estar em cima)Sendo assim, somente o contexto nos dirá que preposição é mais adequada para determinada situação.Pelo ambiente em que se encontra o verbo SENTAR, a construção mais provável seria com a preposição A, pois é possível a inferência de que, como se trata de uma sessão, as pessoas, no geral, não se sentam “em cima” da mesa de reunião.
2º ERRO: CONCORDÂNCIA VERBAL...quando se inicia os mais acalorados debates.
O verbo INICIAR tem quem como SUJEITO?

Se mudássemos a posição dos termos da frase, isto é, colocássemo-la (que palavra heim...hahaha) na ordem direta, teríamos:...quando os mais acalorados debates se INICIA (?)

Aqui há, portanto, um erro de concordância verbal, pois o sujeito do verbo INICIAR-SE é OS MAIS ACALORADOS DEBATES, cujo núcleo está no plural (DEBATES).

CORREÇÃO:...quando SE INICIAM os mais acalorados DEBATES (núcleo do sujeito).

0 comentários:

  © Blogger template 'Froggy' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP