sábado, 23 de janeiro de 2010


COMENTÁRIOS
1) Letra D
As palavras vatapá, jiló e ipê são acentuadas pela regra das oxítonas: a, e, o, em, ens. Gari, sendo oxítona terminada em i, não pode ter acento.

2) Letra D
As palavras neném, através e pajé acentuam-se pela regra das oxítonas. No caso de através, convém lembrar que a letra s não influi na acentuação, quando está unida a uma vogal. Por isso mesmo, após deve ser acentuada: oxítona terminada em o, seguida de s.
3) Letra B
Aqui temos uma questão com verbos que apresentam pronomes átonos enclíticos ou mesoclíticos. Em vencê-la, tira-se o pronome la e aplica-se a regra para a forma verbal, vencê, que é oxítona terminada em e. Em se tratando de mesóclise, consideram-se isoladamente as duas partes do verbo, aplicando-se as regras de acentuação. Dessa forma, a letra b contém erro, pois pedi é oxítona terminada em i, não devendo, pois, ser acentuada. A terminação íamos, proparoxítona, está correta.
4) Letra D
São quatro palavras paroxítonas. Fértil e júri, terminando em l e i, estão de acordo com a regra. Rede tem uma terminação da regra das oxítonas, não devendo ser acentuada. O erro está na palavra ítem, que não pode levar acento gráfico, por ser paroxítona com a terminação em, das oxítonas.
5) Letra C
Na letra c, a palavra látex termina em x, sendo, por isso, acentuada. Cuidado com a pronúncia das palavras! Ela é paroxítona, não a pronuncie “latéx”. As outra palavras, igualmente, pertencem à regra das paroxítonas.
6) Letra B
Pêssego é proparoxítono, não poderia ficar sem acento. Convém lembrar que nome próprio segue rega ortográfica, podendo cair em concursos, como já ocorreu inúmeras vezes; Patrícia é paroxítona terminada em ditongo, daí o acento.
7) Letra C
A palavra mês é um monossílabo tônico terminado em e, seguido de s. As outras palavras são paroxítonas e não estão seguindo a regra.
8) Letra D
Questão muito difícil. Os candidatos costumam achar que o grau de dificuldade está relacionado diretamente com o tamanho da questão, mas isso não é correto. A questão pode ser pequena e difícil. Os erros das questões a, b e c são, respectivamente, patio, virus e benígno. Na letra d, vê é monossílabo tônico terminado em e. Já historia engana o candidato, que tende a ler a palavra como o substantivo história, que teria acento. Porém, trata-se aqui da forma verbal historia, sem acento, do verbo historiar: eu historio, tu historias, ele historia etc.
9) Letra C
As alternativas a e b apresentam ditongos abertos e ditongos fechados. Os ditongos éi, éu e ói devem ser acentuados, sempre que estiverem na sílaba tônica. Por isso, dispnéia e fogaréu estão acentuadas. Ns opções c e d, temos palavras com hiatos. Construírmos está errada pois a letra i só pode ser acentuada se estiver sozinha na sílaba ou formando sílaba com s.
10) Letra B
Os hiatos ôo e êe têm a primeira vogal acentuada, desde que seja tônica. A palavra Lisboa, no entanto, termina em oa. Só há uma palavra em português com oa acentuado: côa, que tem acento diferencial de intensidade. Nas opções c e d, temos a regras dos verbos ter e vir (e derivados); a terceira pessoa do plural do presente do indicativo leva acento agudo: eles obtêm, eles convêm; a terceira pessoa do singular segue a regra geral.
11) Letra B
Regra dos ditongos abertos: geléia e bóia.
12) Letra A
Éter é paroxítona terminada em r. Seu plural, éteres, pertence à regra das proparoxítonas.
13) Letra c
O trema depende da pronúncia. O u tem de ser pronunciado e átono. A questão apresenta palavras de pronúncia duvidosa, que as pessoas costumam errar. Estão incorretas, respectivamente: distingüir, adqüirir, por consegüinte. Corrigindo, teríamos: distinguir, adquirir, por conseguinte. Líqüido pode ou não ter trema.
14) Letra C
A palavra correta é gratuito, sem acento, pois se trata do ditongo ui. Há outras assim na língua. Tome cuidado.
15) Letra D
Questão difícil, porque envolve pronúncia. As palavras cuja sílaba tônica não foi devidamente sublinhada são, pela ordem: zenite (a palavra é zênite), quadrumano (quadrúmano), necropsia (necropsia, si é que é tônico), alcione (alcíone, uma ave).
16) Letra C
Há palavras que podem ter o acento tônico em sílabas diferentes, sem mudança de sentido. Sempre uma fica com acento gráfico, outra não. As que não admitem tal variação prosódica são, pela ordem: álibi, ínterim, sutil (existe sútil, com outro sentido), ruim, índex.
17) Letra C
palavra item não pode ser acentuada porque é uma paroxítona terminada em em, que pertence à regra das oxítonas. Igualmente sem acento o seu plural: itens.
18) Letra C
Está é oxítona terminada em a; já é monossílabo tônico terminado em a.
19) Letra E
Os verbos ter e vir e seus derivados, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, levam cento circunflexo: eles têm, eles detêm, eles vêm, eles advêm.
20) Letra D
As palavras aliás, vocês e propôs são oxítonas terminadas em a, e e o, seguidas de s, que não influi.
21) Letra E
Questão característica da banca da Esaf. Cinco palavras são sublinhadas no texto, para que se aponte a que apresenta erro, neste caso, de acentuação. A palavra provinciana é paroxítona terminada em a. Deriva-se de província, em que vin é sílaba tônica, por isso mesmo acentuada. Mas o vin é átono em provinciana, cuja sílaba tônica é o primeiro a.
22) Letra B
Em cristalizar, utilizar e concretizar temos o sufixo izar, que se escreve com z. Na palavra pesquisar, o s pertence à palavra primitiva, pesquisa. Assim, não se pode escrever pesquizar, pois o izar não poderia ser retirado da palavra.
23) Letra C
O sufixo eza forma substantivos abstratos derivados de adjetivos. Não é o caso de princesa, grafada com s, porque se trata do feminino de príncipe. Da mesma forma, escreve-se duquesa, baronesa etc.
24) Letra D
A palavra exceção deve ser escrita com ç pois se deriva de exceto, que apresenta t no radical. Da mesma forma: opção (de optar), projeção (de projetar) etc.
25) Letra C
Suspensão, escansão e pretensão têm origem em verbos com nd no radical: suspender, escandir e pretender. Já detenção deve ser grafada com ç porque vem do verbo deter, derivado de ter, que exige ç nas derivadas.
26) Letra A
Em português, existem as sílabas iniciais ex e es. A palavra certa é espontâneo.
27) Letra A
A palavra errada é ojerisa, que se grafa com z: ojeriza. Na letra b, temos a regra do sufixo izar, que aparece em todas. Na opção c, a regra do ditongo: depois de ditongo usa-se x, ç e s. Na alternativa d, encontramos palavras derivadas, que mantêm as letras s, j e s de suas primitivas: camisa, loja e lápis.
28) Letra C
Cuidado com a palavra hesitar, que não tem nenhuma relação com êxito. Misto vem de misturar, portanto não pode ser com x, como se vê por aí. A palavra paçoca é com ç.
29) Letra B
Tigela escreve-se com g. Berinjela é nome de alimento, que geralmente se escreve com j; não é uma regra, mas pode ajudar em certas circunstâncias. Atrasado vem de atrás, que é com s. Enxugar tem a sílaba inicial en, que pede x.
30) Letra B
Soçobrar se escreve com ç, e não com ss.
31) Letra B
O verbo paralisar escreve-se com s, pois não possui o sufixo izar. Observe que a terminação não pode ser retirada, porque teríamos paral. Da mesma forma, suas derivadas: paralisação, paralisia etc.
32) Letra B
A palavra reprisar vem de reprise, que é com s.
33) Letra D
Jenipapo grafa-se com j, e não com g. Atente para a palavra rijeza, com o sufixo eza. Ela vem de rijo, adjetivo.
34) Letra A
A palavra lasanha é escrita com s, e não com z. Quanto a guizo, trata-se do substantivo. Existe guiso, com s, flexão de guisar.
35) Letra D
Piche se escreve com ch. Mexilhão é com x por causa da sílaba inicial me. Hachurar é uma palavra pouco usada e está grafada com perfeição. Mecha é uma das exceções da regra do me inicial, que pede x.
36) Letra B
Outra questão sobre as sílabas iniciais ex e es. O correto é explanar, única a ser grafada com x.
37) Letra B
O inverso da questão anterior. O verbo estender se escreve com s. Não custa lembrar que a derivada extensão é com x.
38) Letra D
O emprego de o e u costuma confundir. Procure gravar as palavras deste exercício, está bem? A palavra femoral, embora venha de fêmur, escreve-se com o.
39) Letra C
Agora temos a alternância i / e, igualmente problemática. Também é interessante que você memorize as palavras da questão. O correto é digladiar (di = dois; glad = espada). O verbo significa, originalmente, “lutar com espadas”, ou seja, duas espadas, uma com cada lutador.
40) Letra C
O correto é xingar, com x. Neusa e faisão se escrevem com s por causa dos ditongos eu e ai. Inchação vem de inchar, tendo conservado a vogal temática a; por isso, é com ç.
41) Letra D
A palavra certa é menção, com ç. A palavra assessor (e derivadas: assessorar, assessoria etc.) não pode ser confundida com acessório, com c na segunda sílaba.
42) Letra A
Sucinta não tem o dígrafo sc. Essa palavra vem aparecendo constantemente em concursos públicos. Grave-a logo.
43) Letra A
As palavras derivadas de erva escritas com b recebem o h inicial: herbívoro, herbicida etc. Se o v se mantiver, não aparecerá o h. É o caso de ervanário. Não confunda hindu com indiano, esta sim, sem h.
44) Letra A
Já falamos destas duas palavras: estender e extensão, uma com s, outra com x.
45) Letra D
A palavra artimanha se grafa com i, e não com e. Corrigindo as outras, temos: disenteria, herbívoro (veja os comentários da questão 43), bueiro e irrequieto.
46) Letra D
Outra questão envolvendo o dígrafo sc. A palavra correta é indecente, sem o s.
47) Letra A
As questões de ortografia elaboradas pela Esaf normalmente se baseiam em frases, quase sempre longas. A alternativa a não apresenta erro, sendo o gabarito. Na letra b, o erro está na palavra imprecindível, na qual foi eliminado o s; ela apresenta o dígrafo sc: imprescindível. Na letra c, o erro se encontra na palavra inciente, da qual foi retirado o s; ela também tem o dígrafo sc: insciente. Na letra d, o erro está em flajelado, que se escreve com g: flagelado Na letra e, paralizados está errado: o certo é paralisados; também está errado semi-paralizados. Corrija-se para semiparalisados.

0 comentários:

  © Blogger template 'Froggy' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP