sábado, 23 de janeiro de 2010

48 a 94

COMENTÁRIOS questões 48 a 94

48) Letra C
A palavra abrupto (e derivadas) engana muita gente. Ab é um prefixo seguido de r. Em tal situação, o comum em português é que haja um hífen (ab-rogar). Sem o hífen, as pessoas passaram a pronunciar a-brup-to, o que leva a erro na divisão silábica. Assim, para ficar com a língua culta, pronuncie e separe ab-rup-to.
49) Letra d
A palavra carnaúba apresenta o hiato a-u. Hiato é a união de duas vogais em sílabas separadas. É só pronunciar calmamente a palavra, que se percebe. Lembra-se da regra de acentuação das letras i e u formando hiatos? É o caso de carnaúba, baú, caímos, Luís etc.
50) Letra B
Em português, não existe vogal seguida de ditongo crescente (ia, ua, io, uo). É o caso de raio, que, na realidade, é vocábulo formado por um ditongo (ai) e uma vogal (o). Sua separação só pode ser rai-o. Da mesma forma, palavras como meio, idéia, vaia, ceia, jóia etc. A palavra piauiense é interessante: é constituída de, respectivamente, vogal, ditongo, vogal, vogal; obviamente, as duas últimas formando um hiato. Ainda aqui cabe dizer que a pronúncia adequada da palavra resolve o problema da divisão de sílabas.
51) Letra A
A palavra coadjuvante é formada pelo hiato o-a e o grupo consonantal impróprio dj, devendo ambos ser separados. Por isso está errada a divisão das palavras amnésia e apto. Separação correta: am-né-sia e ap-to. O problema de superalimentado é que o r do prefixo deve passar para o lado da vogal: su-pe-ra-li-men-ta-do.
52) Letra D
Trata-se de palavras com o prefixo sub. Ele se mantém inteiro, quando seguido de consoante; divide-se, se seguido de vogal. A divisão correta na letra d é su-bi-tem.
53) Letra C
Na letra a, a segunda palavra está mal dividida, pois apresenta um tritongo; divisão correta: i-guais. Na b, também a segunda está errada, pois não há sílaba sem vogal; divisão correta: felds-pa-to. Na d, a terceira palavra está errada, pois seu ditongo foi dividido; divisão correta: a-má-veis.
54) Letra B
As palavras não têm vogal mais ditongo crescente. A divisão correta é pla-téi-a, ou seja, ditongo mais vogal.
55) Letra D
A palavra paisagem tem ditongo, e não hiato. Separação correta: pai-sa-gem.
56) Letra B
As palavras não se separam em função dos elementos mórficos: prefixos sufixos etc. A separação se baseia, antes de tudo, na pronúncia. Assim, o s do prefixo des vai formar sílaba com a vogal seguinte. Separação correta: de-sen-la-ce.
57) Letra C
Corrigindo a separação silábica, temos, pela ordem: a-le-gri-a, sé-rio, bdé-lio.
58) Letra C
Corrigindo, pela ordem: ca-a-tin-ga, re-ló-gio, fac-ção.
59) Letra C
Cuidado especial com palavras que tenham grupos vocálicos no meio. Icosaedro apresenta um hiato (a-e). Nesse tipo de palavra, é possível, embora não adequada, a pronúncia como ditongo. Sempre que a palavra tiver essa oscilação de pronúncia, classifique o grupo como hiato. Por exemplo: cri-an-ça, pi-a-da, ma-go-a-do etc.
60) Letra D
Os prefixos terminados em s ou r têm um tratamento à parte. Essas letras passam para o lado da vogal seguinte; vindo consoante, elas não se separam do grupo. Separação correta: ci-san-di-no.
61) Letra A
Em diâmetro, temos o hiato i-a. Separação correta: di-â-me-tro. O mesmo ocorre em mi-al-gi-a e tri-fo-li-o-se. Veja os comentários da questão 59.
62) Letra A
Corrigindo-se, pela ordem, temos: su-bli-ma-ção (o sub, aqui, não é prefixo), co-elho e ab-ne-ga-do.
63) Letra B
Fazendo a correção, temos, pela ordem: de-sa-pa-re-cer, pa-pa-gai-os e a-mêndoa.

64) Letra D
Corrigindo: disp-néi-a, fór-ceps e pa-péis.
65) Letra B
O s do prefixo trans vai formar sílaba com a vogal seguinte. Correção: tran-ses-paci-al.
66) Letra E
Questão muito fácil. A palavra lei é um monossílabo, possui ditongo, e não hiato. Portanto, não se separa.
67) Letra E
O n do prefixo vai formar sílaba com a vogal seguinte. Correção: i-nes-pe-ra-damen-te.
68) Letra E
Cerebrais tem ditongo no final, e não hiato. Correção: ce-re-brais.
69) Letra B
A letra l é consoante, portanto o sub não se divide. Corrigindo, temos: tran-sa-tlânti-co, prai-a, as-sem-bléi-a e psi-co-lo-gi-a.
70) Letra B
O prefixo pseudo pede hífen antes de h, r, s, vogal. O certo é pseudocientista.
71) Letra D
O prefixo contra pede hífen antes de h, r, s, vogal. O certo é contradança.
72) Letra B
O prefixo extra pede hífen antes de h, r, s, vogal. Por isso a palavra está correta. Corrigindo as demais, temos: semicírculo, ultrademocrático e protoplasma. Obs.: Nas questões 70, 71 e 72, você encontra os onze prefixos que pedem hífen nas mesmas circunstâncias. São do grupo do psicanépius, lembra?
73) Letra D
Os prefixos dessa questão pedem hífen antes de r, s, h. Por isso está errada a letra d. O correto é arquiinimigo.
74) Letra C
Os prefixos terminados em r (super, inter e hiper) pedem hífen antes de h e r. Assim, fica errada a letra c. O certo é supermercado.
75) Letra B
Os prefixos pan, mal e circun pedem hífen antes de vogal e h. Por isso está errada a letra b. Correção: pangermanismo.
76) Letra D
O prefixo inter não pede hífen antes de vogal, mas antes de h e r. Corrigindo as demais, temos: semivogal, antiofídico, ultra-som.
77) Letra A
Os prefixos acentuados pré, pró, pós, além, recém, aquém exigem hífen (veja as poucas exceções, na regra dada); por isso, está correta a letra a. Na letra b, o erro está em bi-secular, pois o prefixo bi não admite o hífen; correção: bissecular. O prefixo ex exige hífen, estando correto ex-diretor; mas sub-solo está errado, porque sub pede hífen apenas antes de r e b; correção: subsolo. Na letra d, o erro está em sob-estar, porque o prefixo sob pede hífen apenas antes de r; correção: sobestar.
78) Letra D
As duas palavras da alternativa a estão corretas. Na b, está errada a primeira, pois micro nunca pede hífen; correção: microcomputador. Na alternativa c, as duas palavras estão corretas. Corrigindo as palavras da opção d, temos pan-americano e infravermelho.
79) Letra B
Infra pede hífen antes de h, r, s, vogal. Corrigindo, temos: infratemporal. Com exceção de algumas poucas palavras, o prefixo bem exige hífen. Veja só: bem-mequer, malmequer.
80) Letra B
Os prefixos soto e sota pedem hífen em qualquer situação. Verifique, na regra, as poucas exceções.
81) Letra C
O correto é meio ambiente. Cuidado, porque muita gente anda por aí escrevendo com hífen.
82) Letra A
Mala-direta tem hífen. Um bom dicionário comprova isso.
83) Letra B
Corrigindo as demais, temos: bom senso, cartão de crédito (cuidado, pois cartãopostal tem hífen) e livre arbítrio.
84) Letra C
O prefixo anti pede hífen antes de h, r, s. Anti-magnético está errado, porque ao prefixo segue um m. Corrija-se para antimagnético.
85) Letra C
Na letra a, outono, a palavra que poderia suscitar dúvida, é nome de uma estação do ano e, por isso mesmo, deve ser grafada com inicial minúscula. Jornal do Brasil é nome de uma empresa, portanto próprio, com iniciais maiúsculas. A palavra rua, na letra c, que é o gabarito, deve ser com maiúscula, porque acompanha o nome do logradouro; o certo é Rua Camerino. Nordeste é com maiúscula, uma vez que se trata de uma região específica.
86) Letra C
Nossa Lisboa é nome de empresa. Páscoa é festa religiosa. Lingüística é nome de uma disciplina. O erro está na opção c, porque dia deve ser grafada com maiúscula. Escreva-se Dia das mães, nome de uma festa, uma comemoração, funcionando como nome próprio.
87) Letra B
Queda da Bastilha é um acontecimento histórico, ligado à Revolução Francesa. O erro está na opção b, pois os nomes dos planetas, das constelações, dos cometas, das galáxias devem ser escritos com maiúscula; são nomes próprios. A festa junina é um tipo de festa, de características próprias, que ocorre em vários dias de junho; não há motivo para usar iniciais maiúsculas. O Guarani é nome de uma obra literária.
88) Letra A
Uma questão diferente. A palavra itu existe como nome comum, da mesma forma que pitu, sagu e anu. O enunciado fala em “poderia ser grafada com inicial maiúscula”. Isso só se enquadra ao vocábulo itu, que pode ser Itu, nome de uma cidade paulista. As outras três são sempre nome comuns.
89) Letra C
As Primaveras é nome de um livro do poeta brasileiro Casimiro de Abreu. Então, o artigo que acompanha o substantivo também deve ser com letra maiúscula.
90) Letra C
Na opção c, a palavra Terra é o nome do planeta, portanto deve ser escrita com inicial maiúscula. Igualmente: Vênus, Mercúrio, Urano, Plutão etc.

91) Letra B
Santa Ceia é nome de uma obra artística. Comissão Parlamentar de Inquérito é nome de um órgão, com funções definidas, que funciona no Congresso Nacional. O vocábulo carnaval é nome de uma festa pagã. O erro está na opção b, porque as palavras que designam os acidentes geográficos, como baía, rio, lagoa etc., são grafadas com inicial minúscula. Corrija-se para rio Amazonas.
92) Letra D
Na alternativa a, o correto é Câmara dos Deputados. Na b, de sul a norte; na c, constelação de Órion. A Academia Brasileira de Letras é uma instituição literária, por isso grafada com as iniciais maiúsculas.
93) Letra A
As fórmulas de tratamento devem ser escritas com iniciais maiúsculas; o correto, na opção a, é Meritíssimo.
94) Letra B
Idade Média é nome de uma era histórica. Mona Lisa é nome de uma obra artística, famoso quadro de Leonardo Da Vinci; é o mesmo que Gioconda. O vocábulo português, na frase, designa o idioma em si, e não a disciplina, que teria letra maiúscula. A palavra Lei não está acompanhada do número, por isso deve ser escrita com inicial minúscula.

2 comentários:

Unknown 24 de fevereiro de 2010 às 13:18  

Gostaria que o professor me enviasse os slaides da lição 10 usa da crase curso do BNB.
e-mail: rickbfilho@hotmail.com

Unknown 25 de março de 2010 às 05:07  

Professor, na questão 82, ele pergunta a opção que tem erro de hífen, e vc comentou que mala-direta, na opção A tem. Mas na apostila a opção A esta correta, com hífen..Ele pede é a errada. Qual seria o gabarito assim?

  © Blogger template 'Froggy' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP