terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

95 a 119: Comentário das questões

95 a 119: comentário questões apostila

95) Letra D
Os substantivos são homens, noite e fazenda. Qualificando-os, aparecem os
adjetivos assustados, trêmulos, fria e abandonada. O que leva a resposta para a letra d é a presença de dois pronomes: vários e aquela (na contração naquela)

96) Letra C
A palavra isso não acompanha substantivo na frase. Portanto, é um pronome substantivo demonstrativo.

97) Letra C
O artigo é uma classe que sempre acompanha substantivo. Na opção c, a palavra a está diante do pronome relativo que. Significa aquela, classificando-se, então, como pronome demonstrativo. Note que o substantivo está oculto: a redação que eu fiz, a comida que eu fiz. O mesmo ocorre na opção d, que também apresenta um pronome demonstrativo.

98) Letra A
A frase que poderia dar algum problema é a de número 4. Temos aí uma interrogação indireta. Retirando o “não sei”, encontramos uma pergunta: “quem gritou?” Sempre que isso ocorre, o quem é pronome interrogativo.

99) Letra C
Nunca e jamais são advérbios de tempo, e não de negação. Têm valor negativo, o que não nos autoriza a considerá-los de negação. Ninguém também é negativo e nem sequer é advérbio. Bem equivale a muito e modifica um adjetivo.

100) Letra B
A palavra mesmo confirma a ação verbal e equivale a realmente. Sempre que isso ocorre, classifica-se como advérbio de afirmação. Na letra c, a palavra mais pode enganar. Ela não indica intensidade, como às vezes acontece. Ela equivale a já ou jamais: já não pedirei, não pedirei jamais.

101) Letra A
Um equivale a algum: não pode ser numeral. O está diante de que e significa
aquilo, portanto é demonstrativo. Nunca é sempre advérbio de tempo. Ele é pronome oblíquo porque funciona como complemento, não como sujeito, situação em que seria pronome reto.

102) Letra C
Cansado é um adjetivo porque é palavra variável. Veja: Maria chegou cansada. Sempre que houver dúvida entre advérbio e adjetivo, flexione a frase. Se a palavra for ao feminino ou ao plural, será adjetivo, e não advérbio.
Ex.: Ele é alto. (ela é alta, eles são altos)
Ele fala alto. (ela fala alto, eles falam alto)
Na primeira frase, alto é adjetivo; na segunda, advérbio de modo.

103) Letra D
Advérbio modifica verbo, adjetivo ou outro advérbio. Se acompanhar substantivo, será pronome adjetivo indefinido. É o que ocorre na opção d, em que mais acompanha o substantivo livros.

104) Letra D
Muito acompanha um substantivo; portanto, trata-se de pronome adjetivo indefinido, e não de advérbio de intensidade. O equivale a isso, e não a ele; dessa forma, é pronome demonstrativo. Mim é sempre pronome oblíquo tônico. Logo indica o momento em que tudo se ajeitará, sendo advérbio de tempo.

105) D
As opções a e b não oferecem problemas. A palavra tanto acompanha o substantivo barulho; não poderia ser advérbio de intensidade, como parece. Quem é pessoa, portanto pronome interrogativo. O advérbio interrogativo indica lugar (onde?), tempo (quando?) etc.

106) Letra B
A palavra onde, na frase, não é advérbio. Ela tem um antecedente (rio) e equivale a no qual. É, pois, um pronome relativo.

107) Letra D
Os substantivos são trabalho, escritório e funcionários. Os adjetivos: interessante, inteligentes e esforçados. O que decide a questão é o fato de muito, acompanhante de um substantivo, ser pronome, e não advérbio. Estude bem isso, que é importante.

108) Letra A
Questão simples, de reconhecimento de advérbios. Bem é advérbio de intensidade porque modifica o adjetivo esforçado, aumentando-lhe o valor. Bem também pode ser advérbio de modo.

109) Letra D
O único pronome que acompanha substantivo é poucas. Os outro são pronomes substantivos.

110) Letra B
As palavras seu, nossa e cada acompanham, respectivamente, os substantivos
amigo, contribuição e pessoa. São, portanto, pronomes adjetivos. Ele substitui um substantivo: é pronome substantivo. Aliás, como vimos, os pessoais nunca são pronomes adjetivos.
111) Letra D
A palavra isso é sempre pronome substantivo demonstrativo. Nunca aparece ligada a substantivo, que é a característica do pronome adjetivo.

112) Letra C
O único pronome pessoal que funciona como sujeito da oração está na opção c. Portanto, ele, nessa frase, é um pronome pessoal reto. Os demais são pronomes pessoais oblíquos.

113) Letra D
Os pronome tu, ela e nós atuam como sujeito de suas orações; são pronomes retos. Vós, precedido de preposição, é complemento do verbo será levado; é um pronome pessoal oblíquo. Não se esqueça de que apenas eu e tu são sempre retos.

114) Letra D
Na alternativa a, que é o problema maior, temos a palavra durante, preposição acidental. Nas alternativas b e c, as preposições são perante e a. Na opção d, não há preposição.

115) Letra B
Questão difícil. A palavra a da primeira opção é artigo definido, pois se liga ao substantivo resposta. Conforme é uma preposição acidental, e não uma conjunção, pois não inicia oração. Ela introduz a locução adverbial de conformidade conforme o pedido, função típica de uma preposição. Entre, na opção c, evidentemente, é verbo. A palavra a, na alternativa d, é pronome demonstrativo, equivalendo a aquela.

116) Letra D
Para ter função adjetiva, a palavra ou expressão tem de acompanhar substantivo. Isso só não ocorre na opção d, pois das mesas se liga a um verbo, afastem.

117) Letra E
Adjetivo é palavra que qualifica substantivo. Isso só ocorre na opção e, em que os adjetivos rápidas e asfixiantes, qualificam o substantivo transformações.

118) Letra C
A palavra o não é artigo, pois não está ligada a um substantivo na frase. É pronome demonstrativo porque equivale a aquele.

119) Letra C
Tanto não pode ser advérbio uma vez que está acompanhando o substantivo tempo; trata-se de um pronome adjetivo indefinido. Azedume, que poderia confundir, é substantivo, podendo ser usado normalmente com artigo: o azedume. A expressão de azedume é locução adjetiva, formada da preposição de e do substantivo azedume. O adjetivo seria azedo.

0 comentários:

  © Blogger template 'Froggy' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP