terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

120 a 161: comentários questões

COMENTÁRIOS questões de 120 a 161.

120) Letra B
Questão difícil de flexão nominal. O gabarito é a letra b porque a palavra projetil (sem acento) só pode ter como plural projetis. O candidato costuma ler projétil, associando então com projéteis.

121) Letra D
A palavra paul é oxítona terminada em u. Seu plural se faz trocando o l por is: pauis (leia: pa-úis). Caráter é uma das palavras cuja sílaba tônica avança no plural: caracteres.

122) Letra C
Não há o que comentar. É necessário conhecer o gênero das palavras. Decore.

123) Letra A
Idem ao anterior.

124) Letra D
Questão de pronúncia. Algumas soam de maneira diferente. É necessário decorá-las.

125) Letra A
Maria, na opção a, não está sendo comparada com ninguém. Ela está colocada em destaque em relação ao grupo. Observe que é a mais bonita, e não mais bonita que, quando então teríamos o grau comparativo.

126) Letra D
A palavra magérrimo não existe na língua culta. O correto é macérrimo.

127) Letra A
O plural de cidadão é apenas cidadãos. Luso-brasileiro é palavra formada por dois adjetivos, devendo o segundo ser flexionado: luso-brasileiros. Capelão tem apenas um plural: capelães. Surdo-mudo é a exceção da regra comentada para luso-brasileiro. O correto é surdos-mudos. Cirurgião admite dois plurais: cirurgiões e cirurgiães. Semvergonha é invariável.

128) Letra C
A palavra quinta-feira é formada de um numeral e um substantivo. Nesse caso, os dois elementos variam: quintas-feiras.

129) Letra D
Quando a palavra guarda é seguida de adjetivo, é substantivo, e os dois elementos vão ao plural: guardas-florestais. A palavra meio-fio é constituída de um numeral e um substantivo. Nesse caso, os dois elementos vão ao plural: meios-fios.

130) Letra B
O feminino de bispo é episcopisa. Cuidado com o feminino de elefante. Elefoa é errado. Diga sempre elefanta.

131) Letra D
Freira é feminino de frade. Sóror é que é o feminino de frei. Temos ainda como formas correras: judia e sultana.

132) Letra B
São comuns de dois gêneros (aceitam os dois artigos): colega, gerente, artista,
selvagem, mártir e patriota. São sobrecomuns (só aceitam um artigo): criança,
testemunha e cônjuge. São epicenos (um só artigo, para animais): onça, jacaré e polvo.

133) Letra A
Ilusão faz ilusões. Cirurgião também, embora admita, como já vimos na questão 127, dois plurais.

134) Letra B
As palavras terminadas em x são invariáveis em número: o tórax → os tórax.

135) Letra A
Diz-se o intérprete, a intérprete. As outras palavras são biformes, ou seja, têm uma forma para o masculino e outra para o feminino.

136) Letra A
A palavra ancião admite as três formas de plural. Corrigindo as outras, temos:
pagãos, cidadãos, capitães e alemães.

137) Letra C
A palavra grama é feminina quando designa o vegetal; é masculina com o sentido de peso, massa. Diga, pois, duzentos gramas, e não duzentas gramas.

138) Letra D
A palavra cônjuge é sobrecomum: só aceita um artigo. O cônjuge é tanto o marido quanto a mulher.

139) Letra D
A palavra viemos é forma do passado. Já que foi usada a palavra agora, o lógico seria dizer vimos, presente do indicativo. Na realidade, o erro é a presença das duas palavras conflitantes. Como as outras estão perfeitas, só podemos assinalar a letra d.

140) Letra D
Corrigindo as outras, temos: contradisser, retivesse e previu. Note que são verbos derivados, que devem seguir os verbos primitivos.

141) Letra D
Corrigindo as outras, temos: repuseram, mantiver, revisse. Intervindo, nessa frase, é o particípio de intervir, derivado de vir. O verbo vir tem uma forma única para gerúndio e particípio: vindo. Da mesma forma, os seus derivados.

142) Letra B
O futuro do pretérito de dizer é diria, dirias, diria etc. Condizer tem de acompanhar: condiria, condirias, condiria etc. Cuidado! Diga: eu já reouve, e não eu já reavi, porque reaver se conjuga pelo verbo haver.

143) Letra A
Polir tem conjugação completa: pulo, pules, pule; pula, pulas, pula etc.

144) Letra B
O certo é intervier (vier → intervier). Na letra c, os verbos estão na 2ª pessoa do singular: apresenta (tu), não te preocupes (tu) e fizeste; da mesma forma, os pronomes: te e tua.

145) Letra C
Futuro do subjuntivo de ver: vir, vires, vir, virmos, virdes, virem.

146) Letra B
Corrigindo as outras, temos: repuser, proveu (é o verbo prover, e não provir) e advier. Quereriam é futuro do pretérito de querer.

147) Letra C
Corrigindo as outras, temos: freado, semeamos, remedeia.

148) Letra B
As formas abulo e adequa não existem na modalidade culta da língua. Se necessário, usa-se um sinônimo. Aleja está errado porque o ditongo do infinitivo (aleijar) não pode ser eliminado; o certo é aleija.

149) Letra D
Corrigindo: caibo, mobília e pules. Pretérito perfeito de requerer: requeri,
requereste, requereu, requeremos, requerestes, requereram.

150) Letra C
O tratamento dispensado é o de terceira pessoa, pois a palavra você está presente.
Assim: aguarde-me (você) e não chore mais (você).

151) Letra A
Questão semelhante à anterior. O tratamento dispensado é o de segunda pessoa, porque está presente o pronome te. Assim, não podendo haver mudança de tratamento, todos os verbos deverão estar nessa pessoa: espera (tu), não fiques (tu) e não converses (tu).

152) Letra C
A frase da alternativa c está correta, mas não corresponde à da voz ativa. Rasgaram, na terceira pessoa do plural, sem o sujeito escrito no texto, é um caso de sujeito indeterminado: alguém rasgou, e não se sabe quem é. Então, não é possível usar o agente da passiva (por eles), pois isso equivale a um acréscimo de informação. Diga-se, para manter o sentido: a revista foi rasgada.

153) Letra C
Na letra c, houve uma inversão de sentido. Tenha atenção com o significado das frases, nas questões de voz verbal. O correto é tal coisa não foi pedida a ti por mim, pois quem pediu fui eu.

154) Letra C
Contrapor é derivado de pôr: tem de seguir a conjugação deste.. Corrija-se para contrapuser.

155) Letra B
A palavra se me diz que o tratamento é de terceira pessoa (você). Portanto, temos: não se precipite (você), pese (você) e pronunciar (você pronunciar).

156) Letra B
O verbo pôr é irregular. Seu futuro do subjuntivo é: puser, puseres, puser, pusermos, puserdes, puserem.

157) Letra C
O verbo advir é derivado de vir, devendo seguir a conjugação deste. Na opção c, o verbo vir daria viesse. Dessa forma, seus derivados o acompanham: adviesse, conviesse proviesse, interviesse etc.

158) Letra E
Os verbos terminados em ear apresentam o ditongo ei nas formas risotônicas.
Corrigindo, temos, na opção e, refreia.

159) Letra B
A primeira pessoa do plural é nós; a terceira, eles. Assim, inicialmente, a questão pede o verbo vir nessas pessoas do presente do indicativo. Vamos conjugá-lo: venho, vens, vem, vimos, vindes, vêm. Já temos, então, as palavras vimos e vêm. A seguir, pede-se a primeira pessoa do singular (eu) do futuro do subjuntivo do mesmo verbo.
Vamos conjugá-lo: vier, vieres, vier, viermos, vierdes, vierem. Já temos a última palavra solicitada: vier. Pela ordem: vimos, vêm e vier.

160) Letra C
Estavam encaminhando tem dois verbos: estavam e caminhando. Ao passar para a passiva, aparece o verbo ser, criando-se a voz passiva composta: estavam sendo encaminhados.

161) Letra B
O verbo intervir é excessivamente cobrado em provas. Conjuga-se como vir. Por isso, na opção b, deve-se dizer intervieram (vieram → intervieram).

1 comentários:

Unknown 25 de março de 2010 às 05:23  

Professor, na questão 129, vc disse que a palavra guarda-florestal varia no plural como 'guardas-florestais'..mas é exatamente assim que está na apostila. Já no item D a palavra meios-fios está flexionada de forma correta. Ele pede a resposta errada..qual a flexão errada 'os guarda-roupas' ou 'os ares-condicionados'?

  © Blogger template 'Froggy' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP