sábado, 13 de março de 2010

Concordância Verbal – Comentários

Concordância Verbal – Comentários

220) Letra C
O verbo haver, com o sentido de existir ou indicando tempo, não admite plural. Isso é respeitado nas letras a e d. Na letra b, o verbo é existir, que vai normalmente ao plural. O gabarito é a letra c, porque se poderia fazer a troca para "Não existiriam". Nesse caso, o verbo haver não se flexiona. Diga-se, então, "Não haveria..."

221) Letra C
As opções a e b estão corretas pois o auxiliar do verbo haver está no singular. O gabarito é a letra c porque o auxiliar de existir deve ir ao plural, caso o sujeito esteja no plural. O sujeito da oração é pessoas sensatas, plural. Na letra d, não há erro uma vez que foi feita uma concordância atrativa com o primeiro núcleo do sujeito composto.

222) Letra D
O auxiliar de haver, sendo este impessoal, não vai ao plural; já o auxiliar de existir deve concordar com o sujeito. Por isso, estão corretas as duas primeiras frases. Na terceira, que está correta, temos o verbo fazer indicando tempo decorrido (observe que ele está seguido de uma oração começada por que). A resposta é, portanto, a letra d, pois o verbo equivale a existir (existam), devendo ficar no singular: "Espero que haja novas oportunidades."

223) Letra B
Nas três primeiras opções, o verbo é transitivo direto, e o se é uma partícula
apassivadora; o termo que parece objeto direto é, na realidade, o sujeito. Na letra b, que é a resposta, o verbo não está concordando com o sujeito chaves. Não se esqueça da troca: Chaves são feitas. Na letra d, como o verbo é transitivo indireto, o se é símbolo de indeterminação do sujeito; sendo assim, o verbo fica sempre na 3ª pessoa do singular.

224) Letra B
As letras a e d estão corretas, pois o se é partícula apassivadora, e o verbo está no plural, para concordar com o sujeito. As letras b e c são parecidas; o verbo ler, que aparece nas duas, é transitivo direto na b, sendo então o se uma partícula apassivadora.
Veja a troca: Revistas já não são lidas como antigamente. Então, corrija-se para "Já não se lêem revistas como antigamente. Na letra c, o se é símbolo de indeterminação do sujeito, e o verbo, que é intransitivo, tem de ficar no singular.

225) Letra D
As três primeiras frases têm verbos transitivos diretos; nas três, o se é partícula apassivadora, e os verbos deveriam ir ao plural. A última frase está correta, já que o verbo obedecer é transitivo indireto, sendo às leis o seu objeto indireto. Dessa forma, o verbo fica na 3ª pessoa do singular.

226) Letra D
As duas primeiras frases estão corretas, sendo que a segunda admite a variante "Sou eu quem pergunto". Na letra c, o verbo fazer não indica tempo decorrido, como parece; ele significa completar e tem sujeito, com o qual concorda (os garotinhos). A resposta é a letra d, que apresenta o verbo haver impessoal, com o auxiliar (estão) no plural; a inversão da frase (objeto direto antes do verbo) confunde um pouco, porém o que se deve notar é o sentido de haver (existir), caso em que a locução verbal não pode estar no plural.

227) Letra C
Na letra a, o verbo bater concorda com o sujeito (O sino da matriz), o mesmo
ocorrendo na letra d, cujo sujeito é dez horas. Na letra c, houve uma concordância atrativa com a palavra eu, núcleo do sujeito mais próximo do verbo. O erro está na letra c, pois voltastes é plural (vós). A concordância gramatical seria voltamos, e a atrativa, voltaste (tu).

228) Letra D
Na letra a, ocorreu uma concordância atrativa (poderia ser "trabalhamos"). Na b, o se é partícula apassivadora, e o verbo concorda normalmente com o sujeito (boas histórias). Na c, a palavra quem está levando o verbo à terceira pessoa, mas poderia ser discursariam. A resposta é a letra d, porque o verbo deve concordar com o artigo que integra o nome do livro; o certo é pertencem.

229) Letra D
A questão se baseia na regra do emprego de dois pronomes. Na letra a, que está correta, também se poderia dizer serão, concordando com quais. Nas outras três opções, o primeiro pronome está no singular (qual, cada um e algum), o que deixa o verbo obrigatoriamente no singular. Por isso o gabarito é d. O afastamento do sujeito e do verbo pode ser um problema em prova. O que interessa é que o primeiro pronome é singular (algum). Portanto, o correto é veio.

230) Letra D
As quatro frases, evidentemente, estão corretas, mas uma delas admite a variação de plural. Na primeira, temos o verbo haver impessoal, que não admite o plural. Na segunda, o sujeito, embora um coletivo, é singular. Na terceira, a palavra se é empregada com um verbo que pede preposição: é um símbolo de indeterminação do sujeito. Na letra d, que é a resposta, a expressão um e outro admite tanto o singular quanto o plural; assim, pode-se dizer também gostariam de assinar.

231) Letra A
Emprego do verbo ser. A única frase correta é a da letra a, pois, sendo o sujeito aquilo, a concordância pode ocorrer com ele ou com o predicativo: seria ou seriam. Na b, a concordância tem de ser com o pronome pessoal. Na c, o verbo indica tempo, devendo concordar com o numeral uma. Na d, há uma idéia de quantidade, e o verbo ser não se flexiona; o certo é é muito pouco.

232) Letra D
A resposta é a letra d, uma vez que o núcleo do sujeito é presença, singular. Corrija-se para mostra. O perigo é o tamanho da frase, com o afastamento que existe entre sujeito e verbo.

233) Letra C
A letra c é a resposta, porque na frase variante aparece no relógio da praça, adjunto adverbial de lugar. O verbo concorda com o sujeito, não com o adjunto. Se fosse O relógio da praça, teríamos soou. Na letra d, temos como sujeito a expressão a maioria dos candidatos, que pode levar o verbo ao singular (concordando com maioria), ou ao plural (concordando com candidatos). Observe que o se é partícula apassivadora. Pode-se dizer: "A maioria dos candidatos é esperada" ou "A maioria dos candidatos são esperados".

234) Letra C
Na letra a, podem ser empregadas as duas, o mesmo se dando com a letra b. Na letra c, gabarito da questão, o verbo haver significa existir; seu auxiliar (há) deve ser usado apenas no singular. Na letra d, só podemos empregar a segunda palavra.

235) Letra D
É uma questão bem difícil. O gabarito é a letra d, pois o sujeito do verbo ser é a oração do infinitivo. Se perguntarmos: "O que foi possível?", responderemos: "Encontrar inscrições latinas". Mas vamos escrever a frase numa outra ordem, mais lógica. Veja abaixo.
Foi-nos possível encontrar inscrições latinas. Escrita dessa forma, a frase não apresenta risco algum.Então, mudando a ordem dos termos, podemos dizer: "Inscrições latinas que nos foi possível encontrar". É inadmissível foram possíveis, concordando com inscrições.

236) Letra D
Uma questão tradicional da banca da Esaf. A letra d contém um erro de concordância verbal. O programa é o sujeito do verbo contou, por isso mesmo no singular, mas também é do verbo eram avaliados. O que está escrito é "O programa... eram avaliados". Claro que o correto é "O programa era avaliado".

237) Letra C
O único verbo que não é transitivo direto é o da opção c: proceder é transitivo indireto, exigindo a preposição a, quando significa dar início. Então, aos levantamentos, introduzido por preposição, não pode ser o sujeito da oração, ficando o verbo na terceira pessoa do singular: “Procedeu-se aos levantamentos”. O se é símbolo de indeterminação do sujeito; nas outras quatro opções, partícula apassivadora.

238) Letra D
Minas Gerais é nome de um estado brasileiro: leva o verbo ao singular. No entanto, se usarmos o artigo as, que a palavra permite, a concordância passará a ser feita com ele: “As Minas Gerais são um belo estado”. Tu e eu é o mesmo que nós, daí o verbo na primeira pessoa do plural. O pronome quem, na opção c, pode levar o verbo à terceira pessoa do singular ou a concordar com o antecedente: “Fui eu quem leu a carta” ou “Fui eu quem li a carta”. Já o pronome que só pode concordar com o antecedente. Corrigindo-se a frase da opção d, teríamos: “Fui eu que li a carta”. Na opção e, temos o verbo ser indicando tempo, quando, então, concorda com o numeral.

239) Letra C
Na alternativa c, o verbo parecer está indevidamente no plural, porque a oração seguinte é o seu sujeito. O correto é “Todas as coisas parece que afetam a nossa vida, como se vê na opção b. Também não pode flexionar-se se está seguido de infinitivo plural. Fica errado, por exemplo, “Eles parecem brincarem”. Corrigindo, teríamos: “Eles parecem brincar” ou “Eles parece brincarem”.

240) Letra B
Na opção a, a expressão um dos que permite que o verbo fique no singular. Na c, encontramos o verbo ser tendo como sujeito o pronome tudo; a concordância pode ser com esse pronome ou com o predicativo. Na d, temos um caso se silepse de número: o verbo decidiram está no plural, apesar de conselho, a que se refere, ser singular; evidentemente, poderia ser singular. Na e, acodem pode também concordar com o núcleo do sujeito, já que ele é um tipo de coletivo. O gabarito é a letra b, porque o verbo haver, ali, significa obter e tem como sujeito os sentenciados, plural; não há sentido em dizer-se “Os sentenciados houve do poder público...”

241) Letra D
Na letra a, deve-se dizer é necessário, para concordar com funcionamento. Na b, é a área que se submete às divisões e subdivisões; por isso, o correto é se submete. Na c, o certo é acaba, concordando com aplicação. Na e, o auxiliar do verbo haver, este com o sentido de existir, não pode ir ao plural; corrija-se para tampouco pode haver modelos.

242) Letra A
O verbo haver, significando existir, é impessoal, não admitindo plural. O certo é havia estercos diversos. Nas outras opções, os verbos concordam normalmente com o sujeito.

243) Letra B
Na letra a, encontramos o verbo parecer empregado com infinitivo, que está no plural para concordar com seu sujeito, que é menos pessoas. Dessa forma, o verbo parecer tem de ficar no singular. Outra opção de construção é “Hoje parecem chegar menos pessoas”, situação em que temos apenas uma oração, sendo parecem chegar uma locução verbal. Também são locuções verbais: hão de existir, têm de surgir e podem afluir, todas com o auxiliar no plural para concordar com o sujeito. Na opção b, que é o gabarito, flexionou-se o infinitivo, e não o verbo auxiliar, o que é errado. Corrigindo: Hoje devem aparecer menos pessoas.

244) Letra C
A questão se baseia no emprego da palavra se. Na letra c, o verbo estendesse é transitivo direto (quem estende estende alguma coisa), sendo a palavra se uma partícula apassivadora. Note que se pode dizer “que as providências fossem estendidas”. Então, o correto é dizer “Foi necessário que se estendessem as providências..”, pois o sujeito da oração é as providências.

245) Letra D
Na opção d, o verbo haver significa existir, sendo, assim, impessoal. Então o verbo auxiliar deve ser também singular. Corrigindo: Eles sabiam que devia haver punições...”

3 comentários:

Anônimo 10 de janeiro de 2011 às 19:13  
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo 10 de janeiro de 2011 às 19:27  
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo 11 de janeiro de 2011 às 08:09  
Este comentário foi removido pelo autor.

  © Blogger template 'Froggy' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP