terça-feira, 9 de março de 2010

resolução CONCORDÂNCIA NOMINAL

246) Letra D
A questão, bem simples, trata de concordância gramatical e concordância atrativa. Na primeira, há uma concordância gramatical: velhos concorda com os dois substantivos; também se poderia dizer livro e revista velha. Nas letras b e c, as palavras bonito e antiga estão concordando por atração; também se poderia dizer bonitos e antigos. Na letra d, há um erro, pois, com a palavra homem presente, a concordância gramatical só pode ser distraídos; a atrativa seria distraída.

247) Letra B
Na letra a, a palavra bastantes é pronome adjetivo indefinido e está concordando com verdades. A frase da letra b está errada, uma vez que a palavra quite só se refere a uma pessoa: eu; nesse caso, ela fica no singular. Alerta e menos, que aparecem a seguir, estão bem empregados, pois são invariáveis.

248) Letra D
Na letra a, a palavra nenhum, que é um pronome adjetivo indefinido, concorda com o substantivo a que se refere: motivos. Bastante, que vem após, é advérbio, porquanto está modificando um adjetivo. A palavra obrigada concorda com mulher, a pessoa que agradece. O erro está na letra d, já que o adjetivo leso deve concordar com o substantivo a que aparece ligado no nome composto; corrija-se para leso-cristianismo.

249) Letra C
Na letra a, não se justifica o emprego de velhos, masculino plural, pois os três substantivos são femininos; diga-se velhas (concordância gramatical) ou velha (concordância atrativa). A palavra mesmo deve concordar com o termo a que se refere; assim, o correto na letra b é mesmas. Na letra c, não há erro, pois esperançoso está concordando só com a palavra rapaz; observe que o verbo também está concordando por atração. Na letra d, o adjetivo deve ir ao masculino plural, por causa da presença da palavra filho; aqui, não cabe a atrativa, já que o verbo está no plural.

250) Letra D
Anexo é adjetivo. Na letra a, ele concorda com o substantivo fotocópias. Na letra b, temos a locução em anexo, que é invariável. Na letra c, está concordando com um masculino (requerimento) e um feminino (certidão), por isso o masculino plural; também se poderia fazer a concordância atrativa: Está anexa a certidão e o requerimento.
O erro está na letra d, onde anexo deixou de concordar com foto; o certo é anexa.

251) Letra B
Questão muito difícil. O gabarito é a letra b: a palavra possível concorda com o artigo; o certo é possível, ou possíveis, trocando o o por as. A letra c é perigosa, maldosa mesmo, diria; acontece que a palavra anexo, na frase, não é o adjetivo, que teria de concordar com um substantivo, mas trata-se do verbo anexar: "Eu anexo ao requerimento..."; dessa forma, a frase não contém erro de concordância nominal. Para complicar a questão ainda mais, muita gente acha que a palavra quite é sempre plural; não é verdade, como já vimos. E a palavra bastante, que muitos acham que é invariável, na frase aparece no plural, por se tratar de um pronome.

252) Letra C
As quatro frases apresentam substantivo sem artigo: maçã, atenção, interferência e música. Nesse caso, o adjetivo deve ficar no masculino singular. Na letra c, isso não ocorreu, tendo o adjetivo se flexionado indevidamente; corrija-se para "Não será permitido interferência de ninguém" ou "Não será permitida a interferência de ninguém".

253) Letra C
Na letra a, temos o adjetivo longe, no plural para concordar com terras; geralmente, longe é advérbio, não se flexionando, mas na frase ele acompanha um substantivo, portanto deve concordar com ele. A palavra monstro é um substantivo empregado no lugar de um adjetivo (monstruosa); sempre que isso ocorre, a palavra não varia, qualquer palavra, não apenas monstro. A resposta é a letra c, pois tal qual é variável; o correto é tais qual. E o todo da palavra todo-poderoso é invariável.

254) Letra D
Observe bem o enunciado. Na letra a, a segunda palavra pode ser empregada, mas também a primeira. Quanto leva a palavra possível ao singular. Nem um nem outro exige substantivo no singular. O erro está na letra d, porquanto a palavra meio deve concordar com o substantivo palavras.

255) Letra B
A palavra sós da letra a quer dizer sozinhos, e a da letra c, somente. Na expressão meio-dia e meio, meio é numeral e se refere a hora, oculta; assim, devemos corrigir para meio-dia e meia. Na letra d, o advérbio meio foi usado como invariável, o que é mais aconselhável atualmente. Não se esqueça do que foi dito sobre a possível e polêmica flexão do advérbio meio.

256) Letra A
O erro está na letra a porque a palavra que indica cor, quando representada por substantivo, é invariável; musgo é um substantivo, devendo-se dizer blusas verdemusgo. Creme é substantivo, portanto invariável. Em verde-azuladas, temos um adjetivo composto, flexionando-se a segunda palavra. Azul-celeste é um composto invariável, da mesma forma que azul-marinho.
257) Letra B
O que poderia enganar nesta questão é a palavra pseuda-esfera, isso porque pseudo não é uma palavra, e sim um prefixo, e prefixo é elemento invariável: não existe pseuda; por isso, o gabarito é a letra b.

258) Letra B
A palavra vermelho-sangue é invariável, pois apresenta como um de seus componentes o substantivo sangue. Nenhum é palavra variável, estando errada então a opção b; corrija-se para Assuntos nenhuns. Qualquer é pronome adjetivo indefinido e concorda com o seu substantivo, mas sua flexão se faz no meio. A palavra sós refere-se a elas.

259) Letra C
A palavra anexo, na opção a, está concordando por atração com o substantivo
recibo, que é o mais próximo. O adjetivo bom está no masculino porque a palavra dificuldade foi empregada sem o artigo a. A palavra meias concorda com o substantivo verdades, ao qual se liga na frase. O gabarito é a letra c, porque a palavra qual, na expressão tal qual, deve concordar com o segundo membro da comparação, que é vizinhos. Frase certa: “Aquele menino era tal quais os vizinhos”.

260) Letra A
Bastante e nenhum são pronomes adjetivos e estão concordando com os substantivos a que se ligam: colegas e diretores. Já a expressão um e outro exige substantivo no singular: funcionário.

261) Letra A
A única frase em que bastante não acompanha substantivo é a da letra a. Ali, sua ligação é com o adjetivo admirados, sendo, então, um advérbio de intensidade; invariável, portanto. Corrija-se para “Ficaram bastante admirados”.

262) Letra D
Nas letras a e b, houve concordância atrativa, respectivamente com terra e filho. Na letra c, o adjetivo concorda com os dois substantivos, portanto masculino plural. A opção d é a resposta, pois não se justifica o feminino plural se a palavra filho está presente. Na letra e, o adjetivo está no masculino plural, já que se refere a um masculino e um feminino.

263) Letra E
Questão difícil. Na letra a, clara concorda com posição. Na b, claros concorda com pontos de vista. Na c, clara concorda por atração com posição. Na d, claras concorda com posição e argumentação, duas palavras femininas. O gabarito é a letra e, porque o adjetivo claros está se referindo a toda uma oração: serem estes meus argumentos sobre o assunto; quando isso ocorre, o adjetivo não pode flexionar-se; o certo é "Quero tornar claro para o leitor serem estes meus argumentos sobre o assunto".

264) Letra D
Na letra a, o adjetivo anexo deve concordar com formulários: anexos. Na b, o adjetivo caro deve concordar com camisa: ela está muito cara. Na c, a palavra bastante é um advérbio de intensidade, pois se liga ao adjetivo; não pode ir ao plural. O gabarito é a letra d, porque sós é adjetivo, equivalendo a sozinhas. Na letra e, o adjetivo pronto tem de concordar com o substantivo preparativos. Corrija-se: "Estando prontos os preparativos..."

265) Letra D
Alerta é invariável. A palavra vitamina está sem artigo definido, por isso se diz bom, e não boa. Na expressão meio-dia e meia, meia refere-se a hora, que fica normalmente subentendida. Por isso é errado dizer meio-dia e meio.

266) Letra E
Uma questão que envolve concordância gramatical e concordância atrativa. Na opção e, que é o gabarito, a palavra trancadas está errada pois qualifica um masculino e um feminino; deveria ser trancados, já que existe a predominância do masculino. Ou, então, trancado, concordância atrativa, por causa de peito, substantivo mais próximo, desde que o verbo fique no singular (conserva-se trancado...).

267) Letra A
As questões que envolvem concordância gramatical e concordância atrativa são muito comuns. Nesta, a letra a apresenta erro porque, havendo um masculino, a palavra asseio, não se pode usar o feminino plural, necessárias. A concordância gramatical é asseio e alimentação necessários, e a atrativa, asseio e alimentação necessária.

268) Letra D
A palavra menos, mesmo que seja pronome adjetivo, como neste caso, não admite a forma feminina. Não existe menas.

269) Letra A
A palavra mesmo concorda com o substantivo ou pronome a que se refere, no caso elas: elas mesmas. A palavra anexo é adjetivo, devendo concordar com o substantivo a que se liga, no caso atestados: atestados anexos. Bastante, ligando-se a substantivo, é variável em número: instrumentos bastantes.

270) Letra D
O adjetivo imperioso está qualificando revisão, daí o correto ser imperiosa: revisão imperiosa. Já a palavra vista, da expressão haja vista, é invariável, ou seja, não existe a forma do masculino: visto. É errado dizer ou escrever haja visto.

271) Letra A
Na opção a, o adjetivo reformadas está errado porque se refere a viaduto e passarela, ou seja, um masculino e um feminino. Por causa da prevalência do
substantivo, deveria ser reformados. Na letra e, o problema não é de concordância atrativa. Temos, ali, dois adjetivos, social e econômico, referentes a um único substantivo. Nesse caso, o substantivo tem de ser plural, mantendo-se os adjetivos no singular. Veja outro exemplo: os impostos municipal e estadual.

0 comentários:

  © Blogger template 'Froggy' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP