terça-feira, 9 de março de 2010

RESOLUÇÃO SEMÂNTICA

352) Letra C
Esta questão e as cinco seguintes são de homônimos e parônimos. Vou relacionar, em todas elas, os principais significados das palavras. Decore o mais que puder, está bem?
Eminente − destacado, importante; iminente − prestes a acontecer
Acender − pôr fogo; ascender − elevar-se
Cozer − cozinhar; coser − costurar
Senso − juízo; − censo − pesquisa de opiniões

353) Letra C
Retificar − corrigir; ratificar − confirmar
Emergirá − sairá, surgirá; imergirá − entrará, afundará
Desapercebido − desprevenido; despercebido − sem ser notado
Cervo − veado; servo − serviçal, escravo

354) Letra D
Diferir − ser diferente, adiar; deferir − aprovar, aceitar
Estadia − tempo em que o navio fica no porto; estada − permanência de alguém
Vultuosa − inchada e vermelha; vultosa − grande
Dispensa − licença, demissão; despensa − estoque de alimentos

355) Letra B
Azado − oportuno, propício; asado − com asas
Fluir − correr, manar; fruir − desfrutar
Apóstrofo − tipo de sinal gráfico; apóstrofe − chamamento
Peão − tipo de trabalhador; pião − tipo de brinquedo

356) Letra C
Infringiu − transgrediu; infligiu − aplicou
Assoar − limpar o nariz; assuar − vaiar
Arrochar − apertar; arroxar − ficar roxo
Fragrante − perfumado; flagrante − evidente, o ato

357) Letra D
Concerto − harmonia; conserto − reparo
Cerração − nevoeiro; serração − ato de serrar
Prescrever − receitar, expirar (o prazo); proscrever − afastar
Mandato − procuração; mandado − ordem judicial

358) Letra C
O texto apresenta um aspecto extremamente negativo do Brasil, em uma determinada época. Assim, estar preocupado com a situação do país é uma conseqüência, não tendo cabimento a alternativa c. Ela caberia, se em vez de apesar disso a expressão introdutória fosse por causa disso ou semelhantes.
359) Letra A
Questão de sinonímia, mais precisamente de significado de locuções adjetivas. O radical das palavras às vezes muda muito. Não há o que comentar. É uma questão de dicionário.

360) Letra B
Semelhante à anterior. Procure gravar o significa das palavras. Na dúvida, um bom dicionário resolve.

361) Letra D
A palavra amargas não pode ser entendida ao pé da letra, pois palavras não podem ser amargas, já que não se pode sentir o gosto de uma palavra. Esse emprego especial se chama conotação.

362) Letra D
Ratificar e retificar são palavras muito parecidas que as pessoas costumam trocar; são, portanto, parônimos. Mas a letra b pode confundir. O sc de ascender é dígrafo, ou seja, duas letras representando um único som. Assim, já que as duas têm a mesma pronúncia e grafias diferentes, trata-se de homônimos homófonos, e não de parônimos.

363) Letra D
O emprego normal, dicionarizado, primitivo de uma palavra é conhecido como denotação. Na opção a, sangüínea tem valor conotativo. Na b, gemia. Na c, elefante.

364) Letra D
A palavra doces tem valor conotativo. Doce é algo que se come ou se bebe. Lábio, ao pé da letra, não é doce. Isso é um modo carinhoso, poético de falar.

365) Letra B
A palavra sela significa arreio; é isso que se põe no lombo do animal, para que se possa montar. Colocar uma cela nas costas do bichinho é uma maldade muito grande: vai quebrar sua espinha dorsal. Cela é um quarto pequeno, um cubículo. Veja abaixo o sentido das demais.
Caçar − perseguir; cassar − anular
Conjetura − hipótese; conjuntura − situação, ocorrência
Sidra − uma certa bebida; cidra − uma certa fruta.

366) Letra B
Lactente é quem mama, ou seja, a criança. Lactante é quem dá de mamar, isto é, a mãe. Veja a seguir o sentido das demais.
Fruir − desfrutar; fluir − correr, manar
Lustre − tipo de luminária; lustro − cinco anos, brilho
Proscrever − afastar; prescrever − receitar, expirar (o prazo)
367) Letra A
Sentido das demais palavras: cerval (de veado), ebóreo (de marfim), níveo (de neve), vulturino (de abutre).

368) Letra D
Sentido das demais: onírico (de sonho), sulfúrico (de enxofre), rupestre (de
rocha), uxoriano (de esposa), leporino (de lebre).

369) Letra D
Em virtude disso estabelece uma relação de causa e conseqüência. A expressão confere coerência à última frase porque resolver morar na Europa é uma conseqüência de o Brasil ser um país de desigualdade social. As outras, em função da má escolha dos conectores, estão sem coesão e incoerentes.

370) Letra A
A oração “que acordou a família inteira” expressa uma conseqüência em relação à primeira, que, então, é a sua causa. Se invertermos, a conjunção a ser utilizada tem de ser causal: porque, uma vez que, já que, pois etc.

371) Letra C
Se observarmos bem, as duas alternativas iniciais têm o mesmo significado. Não importa, porque o verbo derrapa não está usado com seu sentido normal de escorregar, deslizar. Ele tem, aqui, valor conotativo, figurado: um processo, ao pé da letra, não derrapa.

372) Letra D
Na primeira frase da opção d, diz-se que os animais são de todos os feitios, ou seja, de todos os tipos; na reescrita, as estampas coloridas é que passam a ser de todos os feitios. É claro que há mudança de sentido.

373) Letra E
As palavras pertencem a um mesmo campo semântico quando se associam por
alguma característica. Arsenal, armas, guerra e combater têm relação de sentido. Todas lembram, por exemplo, violência. Inveja, como se diz popularmente, não tem nada a ver com a história.

374) Letra A
Essa questão elaborada pela Esaf deve ter derrubado muitos candidatos, principalmente por causa da última palavra. Areópago, com inicial maiúscula, era o nome de um famoso tribunal da Grécia antiga. Por extensão de sentido, passou a ser usada como sinônimo de tribunal, grafada, então, com inicial minúscula.

375) Letra D
Questão de sinônimos. A possibilidade de confusão está entre as opções c e d.
Depreciativo é que tira o valor (diminui o preço). Corresponde a desvalorativa.
Caluniosa diz respeito a uma inverdade.

376) Letra E
Questão comuníssima nas provas da Esaf. Há uma maneira bem prática de resolvê-la. Procure ver quais as frases que não poderiam ser o início de um texto. Procure as palavras que pedem, necessariamente, algo antes, o que vai levar você a deduzir que essa frase não pode iniciar o texto. Vejamos, pois. Na primeira, o pronome ela me diz que algo apareceu antes; quem é ela, afinal de contas? Na segunda, o emprego de Mas me garante que algo foi escrito antes. Na terceira frase, nada existe que remeta o leitor para alguma coisa citada anteriormente; em outras palavras: essa frase pode ser o início de um texto, ou seja, vai ganhar o número 1 nos parênteses. Na quarta frase, a expressão em decorrência disso me dá a certeza de que algo foi escrito antes. Na última, o
pronome átono a (em ajudá-la) também me dá a certeza de que existem informações anteriores. Percebe-se, então, que só a terceira frase pode ser o início de um texto. Nas opções dadas, apenas a última tem o número 1 em terceiro lugar, exatamente como nas frases do enunciado. Isso garante que a resposta só pode ser a letra e, sem necessidade de se colocar em ordem as frases, o que dá muito trabalho. Geralmente, com esse processo, fica-se entre duas alternativas, o que já facilita bastante, porque você terá que fazer apenas duas tentativas, ganhando muito tempo.

377) Letra D
Questão de vocabulário, indiscutível. A expressão cerca de significa aproximadamente.

378) Letra A
A palavra meios do enunciado quer dizer modos, maneiras. Na opção a, pode-se dizer “Não há modos de educarmos”.

379) Letra D
A expressão de tradição está ligada a um substantivo. É impossível que ela corresponda a um advérbio, pois advérbio não se liga a substantivo. O adjetivo seria tradicional.

380) Letra C
A palavra mesmo tem vários significados. Só se pode falar de sinônimos dentro de frases. Nesta, mesmo inclui a expressão sem palavras de ordem. Assim, corresponde a inclusive.

381) Letra A
A preposição de tem vários valores. Na frase dada, indica a posse da casa.

382) Letra E
Outra questão bastante comum nas provas da Esaf. O texto fala das pessoas que se opõem aos direitos humanos, inclusive defendendo a tortura. Assim, a letra e fica incoerente, no momento em que afirma que eles “sempre lutam contra essa apologia da barbárie”. Não, eles lutam por essa apologia.

383) Letra C
O verbo reivindicar tem vários sentidos. No texto, não há dúvida alguma, ele tem exatamente o sentido da alternativa c.

384) Letra B
Questão confusa. Inépcia é falta de aptidão, de inteligência; pode ser idiotice
idiotismo. Mas, no texto, a inépcia é a falta de aptidão, ou seja, competência para cumprir tarefas simples. A melhor opção fica sendo, mesmo, a b.

385) Letra B
Poder refletor é o que reflete, ou seja, é o agente. Espetáculo refletido é aquele que sofreu a ação de refletir; é, pois, o paciente. Pode-se entender também de outra forma: o sufixo or indica o agente; o particípio, o paciente.

386) Letra B
Questão de vocabulário, indiscutível. Jaez significa tipo.

387) Letra A
Infrene é sem freio, desenfreado, descomedido. Estólida é parva, idiota, estúpida. Fado, no texto, assume o valor de destino.

0 comentários:

  © Blogger template 'Froggy' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP